terça-feira, 26 de novembro de 2019

O blog como recurso educacional

Professores, vocês já usaram o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem? É um recurso acessível que, se bem utilizado, possibilita que o aluno treine a leitura, reflexão e escrita. 
A seguir, compartilho com vocês o link de um artigo que analisa três experiencias com o uso de blogs no ensino superior:  


E aí? Já tinha pensado nas potencialidades do uso dos blogs no ensino-aprendizagem? Você acha que as experiências relatadas no artigo podem ser adaptadas para o Ensino Fundamental II e Médio? E quanto ao Ensino Fundamental I? Compartilhe sua opinião e suas ideias!



Licença Creative Commons
O blog como recurso educacional de Jéssca Valente está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

12 comentários:

  1. Com certeza no ensino nedio pode e deve ser usado, os alunos já tem celular e internet, já dominam estes usos. Já no ensino Fundamental I e II dependerá da estrutura da escola, acesso a internet, tempo de aula, interesse do professor.

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei blog para trabalhar diretamente com os alunos. Mas acho que vale a pena tentar. O blog oferece inumeras possibilidades de compartilhamento de mídias além das discussões que podem suscitar boas aprendizagens. Quanto ao nível de ensino, acho que independe. Hoje em dia crianças e adolescentes estão imersos no mundo digital. A impressão que se tem é de que quanto mais novos, parecem mais "antenados", rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm nunca usei, mas estou empolgada com os resultados que as pesquisas vêm mostrando. Já estou estudando formas de utilizá-lo na educação básica com sucesso.

      Excluir
  3. Pois é, na rede pública a estrutura da escola pode ser um problema, geralmente a internet é lenta. Mas para se trabalhar com blog isso não chega a ser um problema, já que essa ferramenta não exige uma internet tão potente (mais uma vantagem do blog!).
    O tempo de aula no ensino fundamental II é limitado, a solução é planejar propostas com o blog que sejam interdisciplinares, assim os professores podem juntar suas aulas para que os alunos tenham mais tempo para trabalharem no blog. O professor pode, também, estender essa atividade para que os alunos trabalhem em casa, mas em algumas realidades o único acesso que o aluno tem à internet é na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nas escolas públicas trabalhar com o uso da tecnologia não é nada fácil, e quando conseguimos conexão, termina a aula. A proposta de trabalhar num blog de forma interdisciplinar achei relevante, pois daria para interligar assuntos complementando os conteúdos, com a participação ativa dos alunos.

      Excluir
  4. O uso do blog como ferramenta educativa é bem interessante, pois os alunos podem participar de forma colaborativa e isso ajuda no processo de ensino aprendizado. Quanto as faixa etária do uso, penso que quanto mais sedo se inclui as tecnologias em sala de aula, mais fácil se torna o aprendizado futuro com a utilização da mesma, porém, penso que o professor deve estar seguro e saber como trabalhar com essa ferramenta para implementá-la em suas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não tenho experiência com o Ensino Fundamental I, mas já vejo as criança manipulando YouTube no celular dos pais (as vezes o celular é da própria criança mesmo), então penso que começar a trabalhar com blogs nas séries iniciais pode ser bastante produtivo.

      Excluir
  5. Eu não atua ainda como docente, mas temos um professor aqui onde trabalho que tem um Blog e divulga sempre aos alunos, e as atividades que desenvolve com eles também é divulgada lá. Acho bem interessante uma maneira nova e atrativa de trabalhar com os adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o blog também é uma ótima ferramenta para professores compartilharem ideias.

      Excluir
  6. Olá, Jé!
    O blog é um excelente meio educacional para troca de informações e de materiais, como educadora sempre "busco" ideias alternativas.
    Então, falando da minha área que é a Pedagogia, acredito ser um pouco complexo trabalhar com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Fundamental I um blog, entretanto, a ideia pode ser bem aplicada a partir do 4º ano, onde a maturidade é maior por questões informacionais, e o domínio de redes também é maior. Vejo que nessa faixa etária entre 9-10 onde já está em fase da pré-adolescência, e pode ser trabalhado o blog de uma maneira atrativa, com informações que contemplem a idade e ao mesmo tempo ofereçam informações de forma mais dinâmicas com o uso do audiovisual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!
      Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco :)

      Excluir
  7. O debate está em alto nível, muitas contribuições relevantes. Como vocês demonstraram interesse no uso do blog como ferramenta educacional, que tal compartilhar ideias para inspirar os colegas?
    Se vocẽ têm uma página para compartilhar suas atividades e planeja usar o blog como ferramenta educacional coloque o link aqui também, vamos promover novas formas de ensinar e aprender!

    ResponderExcluir