domingo, 27 de maio de 2018

Patrimônio Cultural Local: estudo do meio e proposta de atividade

O objetivo desse post é compartilhar com vocês uma proposta de atividade sobre patrimônio cultural local para ser desenvolvida com Ensino Médio. Inclui uma visita com os alunos a um imóvel tombado do município de Rio Negro, precedido de um estudo do meio desse imóvel, que o professor deve fazer sempre antes de planejar uma visita pedagógica. Vamos lá:


1. Nome e breve descrição do patrimônio e do seu entorno e data e justificativa para o tombamento:
O prédio do antigo Paço Municipal, uma edificação de dois andares, está localizado no Centro de Rio Negro, um ponto de fácil acesso, com ruas pavimentadas e em ótimo estado. Infelizmente, por estar perto do rio, quando ocorrem enchentes, estas atingem o porão do prédio.
Foi tombado como patrimônio histórico do município de Rio Negro em 1999, pelo decreto nº 044/99, apresentando como justificativa o fato do prédio representar “uma fase arquitetônica brasileira, no tocante ao estilo de construção e forma de acabamento”. (RIO NEGRO, 1999). Na década de 2000 o prédio passou por um processo de “restauro”, no qual foi acrescentada uma rampa de acessibilidade para cadeirantes em sua lateral, sem interferir na estrutura original do prédio, e construídos banheiros novos, o banheiro antigo não foi preservado. Exteriormente a pintura está em ótimo estado, porém a cor foi alterada, originalmente era azul claro, passou a ser amarelo queimado. Na parte interna, as paredes estão com marcas de fita adesiva e de infiltração, as portas estão com pregos ao redor, porque a prefeitura usa esse prédio como casa do Papai Noel nos finais de ano e esses pregos são usados para sustentar a decoração. O mobiliário e as janelas estão em bom estado.

 2. Descobrir o tipo de atividade que se desenvolvia / se desenvolve ali e descrever o público que frequenta esse lugar:
Esse prédio foi construído entre os anos de 1898 e 1899 para ser a prefeitura municipal, em 1899 foi inaugurado. Em 1999 a prefeitura mudou seu local de funcionamento e o prédio foi tombado. Ficou sem atividades até 2009, quando pela lei nº 1904/2009 foi criado o Arquivo Público Municipal, que passou a funcionar ali. O objetivo do arquivo é preservar documentos de valor histórico para o município e documentos permanentes da prefeitura, trabalho que é realizado no segundo andar. No térreo, desde 2013, são feitas exposições cíclicas, que duram em torno de três meses cada, com fotos antigas relacionadas à história da cidade, como famílias rionegrenses, edificações de outra época, etc. Essas exposições são abertas à população em geral, sem custo algum.
As fotos utilizadas nas exposições foram doadas ao Arquivo Público pela Maria da Glória Foohs, que cedeu para cópia cerca de mil fotos relacionadas à história da cidade. Devido a esta contribuição, após sua morte, em 2016, o Arquivo Público recebeu seu nome.

3.Nesse local existem atividades voltadas para a educação patrimonial? Quais?
Apesar de serem realizadas as exposições de fotos sobre a história de Rio Negro, elas não favorecem a compreensão da diversidade que constitui o Patrimônio Cultural da cidade, o que, segundo Vieira, Moura e Almeida (2011, p. 29) é a base da educação patrimonial. Isto é, não podemos deixar de notar que exposições como sobre as famílias rionegrenses abordam uma história elitista, visto que é recente a facilidade de acesso à fotografia.

4. De que forma você poderia usar esse patrimônio como parte integrante do ensino de História? Elabore um breve roteiro de plano de aula para responder a essa questão.
Roteiro de planejamento para oficina de educação patrimonial
Destinado a: ensino médio;
Duração: Uma aula de preparação, 2h para a visita, uma aula para o desenvolvimento da atividade.
Disciplina: História
Local da visita: Arquivo Público Maria da Glória Foohs, Travessa Sete de Setembro, nº 8, Centro, Rio Negro. – Exposição “Era uma vez... um povo” (Sobre as famílias rionegrenses).
Objetivos
- Entender o significado de Patrimônio Cultural.
- Refletir sobre a diversidade que forma o Patrimônio Cultural.
- Compreender a importância da preservação do Patrimônio Cultural.
-Refletir se a diversidade do Patrimônio Cultural do município está sendo valorizada.

Aula de preparação à visita
Introdução/Mobilização/Incentivação:
Será colocado o termo “Patrimônio Cultural” no quadro de giz e serão feitos questionamentos aos alunos:
“Vocês já ouviram falar em Patrimônio Cultural? Sabem o que é?”
“Vocês já repararam naquele prédio amarelo que tem perto da ponte?”
“Já pararam para pensar qual o valor histórico dele para o município?”
Desenvolvimento:
- Após o debate inicial será incluso na conversa explicações sobre a definição e importância do Patrimônio Cultural, bem como a diversidade de sua constituição, tanto material quanto imaterial, e a questão do tombamento e do registro.
- Explicadas essas questões, será questionado aos alunos o que eles sabem sobre o prédio do antigo Paço Municipal. Nessa conversa será contada a história do prédio, ano de tombamento e o motivo.
- Com o projetor será mostrado fotos do prédio em sua versão original e como ele está hoje, após o restauro. Questionar os alunos sobre as características que não foram preservadas.
Fechamento:
- Serão apresentadas no projetor as fotos de outros patrimônios materiais e imateriais de Rio Negro e Mafra, com uma breve explicação sobre cada um (visto que até 1917 Mafra pertencia a Rio Negro, muitos bens culturais que estão em Mafra fazem parte da história de Rio Negro também e é importante lembrar os alunos desse detalhe):
Bens tombados (todos em Rio Negro):
*Ponte Dr. Diniz Assis Henning;
*Casa Bucovina;
*Fórum da Comarca;
*Complexo do Seminário;
Bens não tombados:
*Casa feita em madeira sem a utilização de pregos, com idade estimada em mais de cem anos (Mafra);
*Roda de chimarrão;
*Cruz do monge (Mafra);
*Pinhão assado na chapa do fogão a lenha;
- Refletir com os alunos sobre o motivo de algum desses bens serem tombados e outros não, ou no caso dos imateriais, por que não são registrados.
- Pedir como atividade para ser entregue na próxima aula que os alunos pensem em algum patrimônio imaterial da nossa cidade e expliquem, em um texto de 5 a 10 linhas, porque essa tradição ou modo de fazer/falar se constitui em um Patrimônio Cultural da comunidade.
- Apresentar a ideia da visita.

Visitação
Primeiro momento: Antes de chegar orientar os alunos a observarem as condições de conservação do prédio, se as paredes apresentam rachaduras, etc.
Segundo momento: Os alunos visitarão a exposição “Era uma vez... um povo”.
Terceiro momento: Os alunos circularão pelo prédio para conhecê-lo.

Aula para o desenvolvimento da atividade
- Iniciar a aula reservada para elaboração da atividade promovendo uma discussão sobre os detalhes observados.
- Questionar os alunos se eles se identificaram com a exposição e caso contrário por que isso não ocorreu.
- Propor aos alunos a seguinte atividade: “Elabore um texto, entre 10 e 15 linhas, comentando se os bens tombados de Rio Negro representam a diversidade que constitui o nosso Patrimônio Cultural. Justifique seu comentário.”.

Recursos:
-Quadro negro;
- Giz;
-Projetor;
-Pen drive com as fotos;
- Ônibus.

Referências:
VIEIRA, J.; MOURA, R.; ALMEIDA, S. Estágio Supervisionado II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011, 91p.

RIO NEGRO. Decreto nº 044, de 11 de junho de 1999. Súmula: Tomba como
Patrimônio Histórico e Artístico o Prédio da Antiga Sede da Prefeitura Municipal.
Disponível em: <
http://rionegro.pr.gov.br/sistemas/arquivos/atos_oficiais/files/decretos/1999_044.pdf
>. Acesso em: 26 ago. 2017.

RIO NEGRO. Lei nº 1904/2009. Sumula: Dispõe sobre a criação do arquivo público municipal de Rio Negro e dá outras providências. Disponível em:  http://rionegro.pr.gov.br/sistemas/arquivos/atos_oficiais/files/leis/1904_2009_arquivopublico.pdf

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